BIBLIOTECA POÉTICA EUGÉNIO DE ANDRADE
Retrato de Eugénio de Andrade, por Júlio Pomar, 1951
BIBLIOTECA POÉTICA EUGÉNIO DE ANDRADE

A Biblioteca Poética Eugénio de Andrade, localizada na Rua do Passeio Alegre, nº 584 (Foz do Douro), revela-se um espaço único dedicado à habitação do pensamento criativo do poeta, que sempre viu na escrita o seu motivo primeiro.

Situada numa ponte simbólica que liga a cidade do Porto — onde Eugénio de Andrade exerceu a sua vida profissional e à qual doou o seu espólio documental — à memória literária universal, a biblioteca acolhe cerca de 4500 títulos que refletem o exigente critério do poeta.

 

Entre as suas estantes encontram-se obras que marcaram profundamente a sua escrita, desde a poesia grega clássica (Safo, Homero, Virgílio) e a tradição trovadoresca medieval, especialmente os Cancioneiros galaico-portugueses, até aos grandes poetas renascentistas portugueses, como Gil Vicente, Garcia de Resende, Sá de Miranda e Bernardim Ribeiro.

 

O espaço literário integra ainda autores das escolas romântica, simbolista, decadentista e saudosista, entre os quais Almeida Garrett, Cesário Verde, António Nobre e Antero de Quental. A riqueza da coleção é ampliada pela presença de poetas franceses, alemães, ingleses e norte-americanos — Verlaine, Rimbaud, Baudelaire, Rilke, Whitman e Melville — em diálogo com figuras incontornáveis da literatura portuguesa do século XX, como Fernando Pessoa, Camilo Pessanha, Mário Cesariny, Sophia de Mello Breyner Andresen, Jorge de Sena, Rui Belo e Cinatti.

 

Importa destacar, também, uma amostra considerável de poesia contemporânea do século XXI, que enriquece e atualiza a coleção, refletindo o pulso da criação poética atual em Portugal.

 

A Biblioteca Poética Eugénio de Andrade convida os leitores e estudiosos a descobrir as marcas que esses autores deixaram no processo criativo do poeta, através de uma viagem de reflexão e inspiração literária, permitindo a consulta local e o empréstimo domiciliário de múltiplos títulos.

 

 

 

ESCUTAR EUGÉNIO

A Biblioteca Poética Eugénio de Andrade disponibiliza um conjunto de gravações áudio de poemas de Eugénio de Andrade.

 

Ouvir aqui!

HORÁRIO

Terça-feira—Sábado
10H00—18H00

ENDEREÇO

Rua do Passeio Alegre n.º 584
4150-677 Porto

41.14779951410124, -8.667966693377371

Localização

AUTOCARRO

200, 204, 207, 500, 1M

MUSEU DO PORTO
BIBLIOTECAS DO PORTO
RECEBER NOVIDADES
bibliotecasdoporto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile