
Nas estantes da Biblioteca Poética Eugénio de Andrade encontram-se obras que marcaram a escrita do poeta, desde a poesia da Antiguidade Grega e Latina (Safo, Homero, Virgílio) e a tradição trovadoresca medieval, especialmente os Cancioneiros galaico-portugueses, até aos grandes poetas renascentistas portugueses, como Gil Vicente, Garcia de Resende, Sá de Miranda e Bernardim Ribeiro.
O espaço literário integra ainda autores das escolas romântica, simbolista, decadentista e saudosista, entre os quais Almeida Garrett, Cesário Verde, António Nobre e Antero de Quental.
A riqueza da coleção é ampliada pela presença de poetas franceses, alemães, ingleses e norte-americanos — Verlaine, Rimbaud, Baudelaire, Rilke, Whitman ou Melville — em diálogo com figuras incontornáveis da literatura portuguesa do século XX, como Camilo Pessanha, Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner Andresen, Mário Cesariny ou Ruy Belo.
Importa destacar uma amostra considerável de poesia portuguesa do século XXI, que reflete o pulso da atual criação poética em Portugal.
A Biblioteca Poética Eugénio de Andrade, a primeira no Porto exclusivamente dedicada a essa expressão máxima da língua que é a poesia, convida leitores e estudiosos a desfrutarem deste novo equipamento, cujas luminosas salas de leitura com vista para o mar constituem o cenário ideal para inspiradas travessias pelas obras de poetas do passado e do presente.
Além da consulta local, será também permitido o empréstimo domiciliário de múltiplos títulos.
A Biblioteca Poética Eugénio de Andrade disponibiliza um conjunto de gravações áudio de poemas de Eugénio de Andrade.
Ouvir aqui!
Terça-feira—Sábado
10H00—18H00
Rua do Passeio Alegre n.º 584
4150-677 Porto
41.14779951410124, -8.667966693377371
200, 204, 207, 500, 1M