28 MAR 2024 18:00–19:00
CHEGÁMOS AO ANTROPOCENO

Com

Viriato Soromenho-Marques
BIBLIOTECAS E MUSEUS DO PORTO

BILHETES
Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.
Bilhetes disponíveis nos balcões do Museu e Bibliotecas do Porto e bilheteira online, 48h antes da sessão. Limitados a 2 bilhetes/pessoa.

08-CHEGÁMOS AO ANTROPOCENO
©José Alex Gandum

No ano 2000, o Prémio Nobel da Química, Paul Crutzen, propôs que a época geológica atual do Holoceno fosse considerada ultrapassada, sendo sucedida por uma novel época, o Antropoceno (ou Antropocénico). A ação humana transformou-se, desde há dois séculos, crescentemente, no mais poderoso fator de alteração do Sistema Terrestre, incluindo o software profundo e complexo dos fluxos de matéria e energia que permitem a singularidade cósmica da vida pujante do Planeta Terra. Pela primeira vez, a veloz temporalidade histórica e a lenta maturação do tempo geológico inverteram a sua relação, numa convergência que aparenta ser uma rota de colisão de dimensões catastróficas, sem paralelo na memória da humanidade. Para impedir esse trágico desfecho existencial será necessário, antes de qualquer medida pragmática ou técnica, aprendermos a pensar o que está em causa. É sobre esse esforço, doloroso e fundamental, que incidirá esta conferência.

 

Viriato Soromenho-Marques (1957) é catedrático de Filosofia na Universidade de Lisboa, membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia de Marinha. Conselheiro especial da Fundação Oceano Azul e presidente da AG da ONG Common Home of Humanity. Membro do High Level Group on Energy and Climate Change da presidência da Comissão Europeia (2007—2010). Coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente (2007—2011). Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (2006). Prémio Personalidade de 2014, pela Fundação Portuguesa do Pulmão. Prémio «Leaders of the Decade in Sustainable Development» do Women Economic Forum (2019). Desde 1978 ligado às causas globais do combate à crise ambiental e climática, da paz, e dos direitos humanos. Sobre esses domínios, onde se incluem também estudos sobre federalismo norte-americano e construção europeia, é autor de uma vasta bibliografia, assim como de um diversificado percurso nacional e internacional como conferencista.

INSCRIÇÕES

Entrada gratuita com lotação limitada.

ENDEREÇO

Jardins do Palácio de Cristal
Rua de Dom Manuel II
4050-239 Porto

AUTOCARRO

1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal

MUSEU DO PORTO
BIBIOTECAS DO PORTO
RECEBER NOVIDADES
bibliotecasdoporto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile