19 ABR 2024 18:00–19:00
REVOLUCIONAR O NOSSO AUTORRETRATO. O QUE É PRECISO PARA SUPERAR A ERA DA CRISE

Com

Markus Gabriel
BIBLIOTECAS E MUSEUS DO PORTO

BILHETES

Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.
Bilhetes disponíveis nos balcões do Museu e Bibliotecas do Porto e bilheteira online, 48h antes da sessão. Limitados a 2 bilhetes/pessoa.

14. REVOLUCIONAR O NOSSO AUTORRETRATO. O QUE É PRECISO PARA SUPERAR A ERA DA CRISE
© Sabine Vielmo

Na sua palestra, Markus Gabriel argumentará que precisamos de nada menos que um Novo Iluminismo para superar a atual era de crises complexas e interligadas. O conferencista defende que chegamos a um momento em que a esperança por mudanças sociais radicais e positivas parece utópica e impossível de alcançar – tal é a natureza de um momento imediatamente antes de as revoluções acontecerem. A próxima revolução através da qual se pode esperar superar a condição crítica do momento presente não pode ser meramente política de forma direta. Pelo contrário, Gabriel defende que precisamos de uma revolução do nosso autorretrato, como seres humanos animais, uma compreensão inovadora de como encaixamos na natureza e, ainda assim, não pertencemos totalmente a ela. Markus Gabriel apresentará os contornos de uma nova antropologia com o objetivo de abrir a imaginação a práticas concretas de construção de um futuro revolucionário.

 

Markus Gabriel ocupa a cátedra de epistemologia e filosofia moderna e contemporânea na Universidade de Bonn, na Alemanha. Diretor do Centro Internacional de Filosofia e do Centro de Ciência e Pensamento na mesma universidade. Atualmente, é Diretor Académico do The New Institute em Hamburgo. É professor visitante e membro em muitas universidades internacionais (tais como Berkeley, Stanford, New York University, the New School, PUC-Rio de Janeiro, PUC-Porto Alegre, Universidade de Lisboa, Universidade de Palermo). É conhecido como um dos fundadores da corrente filosófica contemporânea do Novo Realismo, sobre a qual publicou muitos livros, entre os mais recentes: Fictions (Polity 2024), Sense, Nonsense, and Subjectivity (Harvard 2024). É autor de uma trilogia do Novo Realismo composta pelos livros Why the World does not Exist (Polity 2015), I am not a Brain (Polity 2018) e The Meaning of Thought (Polity 2020).

INSCRIÇÕES

Entrada gratuita com lotação limitada.

ENDEREÇO

Jardins do Palácio de Cristal
Rua de Dom Manuel II
4050-239 Porto

AUTOCARRO

1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal

MUSEU DO PORTO
BIBIOTECAS DO PORTO
RECEBER NOVIDADES
bibliotecasdoporto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile