SÁB 20 DEZ, 15H
80.º ANIVERSÁRIO DO CINECLUBE DO PORTO — LINO E ZINCOGRAVURAS: AS MEMÓRIAS DOS ILUSTRADORES DO CINECLUBE DO PORTO
Conversa

Com

José Paiva e Joana Paradinha. Moderação: Fernando José Pereira
CASA DO INFANTE / BIBLIOTECA DE CINEMA DO CINECLUBE DO PORTO

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

80.º ANIVERSÁRIO DO CINECLUBE DO PORTO — LINO E ZINCOGRAVURAS: AS MEMÓRIAS DOS ILUSTRADORES DO CINECLUBE DO PORTO
Biblioteca de Cinema do Cineclube do Porto. Fotografia de Andreia Merca

Neste segundo encontro integrado nas comemorações dos 80 anos do Cineclube do Porto, partiremos do trabalho de ilustração em linogravura e zincogravura desenvolvido ao longo dos anos no Cineclube. A conversa irá centrar-se nos processos de produção gráfica das suas publicações e na dimensão artesanal que as carateriza para assim valorizar e dar visibilidade às diversas técnicas e expressões artísticas utilizadas, desde a década de 1960, nas ilustrações e materiais gráficos dos programas do Cineclube do Porto, refletindo também sobre a sua dimensão artística e social.

A conversa será moderada por Fernando José Pereira e contará com as participações de José Paiva e Joana Paradinha.




Fernando José Pereira (moderação)

Natural do Porto, é artista e investigador do Instituto de Investigação em Arte e Design da Universidade do Porto e do Grupo de Estética e Teoria das Artes da Faculdade de Filosofia da Universidade de Salamanca. Expõe regularmente em diversas galerias e em instituições museológicas, como o Museu de Serralves (Porto), o Centro Cultural de Belém (Lisboa), a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), entre outras. O seu trabalho tem sido apresentado em diversas cidades internacionais, contando ainda com participações em bienais e mostras internacionais, como a IX Bienal de Sharjah (2009), a III Bienal Ibero-Americana de Arte Contemporânea (Lima, 2002), entre outras. Realizou numerosas exposições individuais, em cidades como Nantes, Corunha, Santiago de Compostela, entre outras. Participa também em festivais de cinema e tem vários discos editados em nome individual e como membro do coletivo Haarvöl. A sua obra integra diversas coleções públicas, tais como Fundação de Serralves, Instituto de Arte Contemporânea, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Galego de Arte Contemporánea (Santiago de Compostela), Museu da Cidade de Lisboa, Coleção PLMJ, Fundação Ilídio Pinho, Universidade do Porto, Câmara Municipal do Porto e Coleção do Estado (CACE).

 

José Paiva

Nascido no Porto em 1950, é professor, investigador e artista plástico, doutorado em Pintura pela Universidade do Porto. Após a sua jubilação na Faculdade de Belas Artes, em 2020, foi distinguido com o título de Professor Emérito da Universidade do Porto. Desde 1983 apresenta regularmente o seu trabalho em exposições individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro, com participações e colaborações artísticas no Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Espanha, França, Países Baixos e São Tomé e Príncipe. É Investigador Integrado do i2ADS, desenvolvendo trabalho nas áreas da Arte, Educação Artística e Interculturalidade. A sua prática tem sido marcada pelo envolvimento em projetos colaborativos, destacando-se a cofundação da GESTO Cooperativa Cultural (1987—2013) e o desenvolvimento do «IDENTIDADES_movimento intercultural», atualmente sediado na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e desenvolvido em parceria com escolas, instituições culturais e comunitárias, bem como artistas de vários países lusófonos.

 

Joana Paradinha

Doutorada em Educação Artística em 2015 (Bolseira FCT), pela faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), é ainda Mestre em Desenho e Técnicas de Impressão (2007) e Licenciada em Artes Plásticas - Pintura em 1997, também pela FBAUP. É Professora Auxiliar da Escola Superior Artística do Porto e Professora Auxiliar Convidada na Universidade do Minho - Escola de Arquitetura, Arte e Design. Orienta Mestrados nas áreas da Obra Gráfica e Ilustração, e Doutoramentos na área da Educação Artística e Artes Plásticas. Desenvolve a sua prática artística no âmbito da obra gráfica contemporânea, desenho e pintura, os seus interesses incidem sobre processos alternativos das técnicas de impressão e gravura sustentável. Desde 2007, promove residências artísticas na área da obra gráfica no seu Atelier/Oficina, orientando artistas plásticos nos seus projetos, trabalhando em colaboração e dando a conhecer processos, técnicas, mas também estratégias plásticas e estéticas. É ainda editora e diretora artística de edições de obra gráfica impressa.

ENDEREÇO

Rua da Alfândega, 10
4050-029 Porto

AUTOCARRO

500, 900, 901, 906, ZM, ZR, 1

ESTACIONAMENTO

Praça do Infante D. Henrique

MUSEU DO PORTO
BIBLIOTECAS DO PORTO
RECEBER NOVIDADES
bibliotecasdoporto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile