SÁB 21 JUN, 15H
CICLO DE MÚSICA «TRANSVARIAÇÕES» — ISTO NÃO É UM CONCERTO

Com

Luís Castro | Direção artística: Francisco Monteiro
CASA MARTA ORTIGÃO SAMPAIO

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço

CICLO DE MÚSICA «TRANSVARIAÇÕES» — ISTO NÃO É UM CONCERTO
«Pasta For Nightingales A 17th-Century Handbook of Bird-Care and Folklore», de Giovanni Pietro Olina, com ilustrações de Cassiano dal Pozzo Acervo Biblioteca Pública Municipal do Porto

O público reúne-se num espaço amplo. Todos berram, gritam, cantam, movem-se, dançam, organizam-se, exprimem-se musicalmente – sons e movimentos organizados – dirigidos por um mediador/maestro e por mediadores. No final, como nos concertos, apresenta-se o resultado desta oficina musical, um misto de sound-painting e improvisação coletiva. Destinado fundamentalmente à participação dos públicos, este «não concerto» é apropriado para todos, com exercícios vocais e rítmicos dirigidos e orientados, no âmbito das linguagens da improvisação livre (jazz e outras).


 

«Transvariações» é um ciclo de música para além da música, um ciclo que mescla, justapõe, reconsidera e redefine as classificações musicais entre o passado e o presente, o clássico e o folclórico, o erudito e o popular, o profissional e o amador: fado, improvisação livre, jazz, tango. Através de práticas musicais diversas, que viajam através de estilos entre o clássico, o fado, o pop, a improvisação, o jazz e o tango argentino, cada sessão coloca um desafio de «transvariação» – transgressão, remix, reconstituição – que envolve os espetadores a refletirem, avaliarem e até a participarem ativamente em práticas de improvisação.


 

Francisco Monteiro iniciou os estudos musicais como aluno da pianista Helena Costa no Porto, ingressando mais tarde no Conservatório de Música, onde completou o Curso Superior de Piano. É Licenciado pela Universidade de Música de Viena, Mestre em Ciências Musicais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Doutorado em Música pela Universidade de Sheffield, Reino Unido.

A sua atividade como pianista inclui apresentações a solo e de câmara, tendo-se dedicado essencialmente ao século 20 e à música portuguesa. Apresentou-se como pianista em diversos grupos, tendo ainda participado em festivais e recitais por toda a Europa e Améria (Colômbia e Estados Unidos). Mantém uma atividade regular como compositor desde 2001, com peças para diferentes formações de câmara, tendo gravado o CD “Histórias”, com música da sua autoria sobre textos de Hugo Mezena.

Dedica-se ainda ao tango argentino em diversas formações, sendo também arranjador.

Foi professor dos Conservatórios de Braga e Porto e do Instituto Piaget de Almada e Viseu. Professor no Instituto Politécnico do Porto (Escola Superior de Educação) desde 1990, é atualmente Professor Coordenador.

É investigador principal no INET – MD, dedicando-se fundamentalmente à investigação musicológica (música contemporânea, música portuguesa, fado, estética musical e educação musical), à investigação artística e à criação musical (performance, improvisação, composição, som, teatro e criação de objetos visuais).

Rua de Nossa Senhora de Fátima, 299
4050-428 Porto
GPS: 41.159457, -8.625454
Localização

Autocarro 

203, 302, 203, 302, 508

Metro 

Carolina Michaëlis

Estacionamento 

Casa da Música

MUSEU DO PORTO
BIBLIOTECAS DO PORTO
RECEBER NOVIDADES
bibliotecasdoporto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile