Com
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço

A 5 de dezembro de 1996, na cidade de Mérida, no México, o Centro Histórico do Porto foi acrescentado à lista de sítios classificados como Património Mundial pela UNESCO. O reconhecimento internacional consagrou o seu «Valor Excecional Universal» e reforçou o compromisso da cidade com a preservação do seu património.
Hoje, prestes a assinalar 30 anos sobre a decisão da UNESCO, o Porto prepara-se para celebrar este reconhecimento da cidade que se ergueu junto ao curso final do «Soberbo Douro».
Composto de granito, azulejo, ferro forjado e de memórias, de manhãs de nevoeiro e de luz refletida no colorido do casario, do frenesim de quem passa e do murmúrio tranquilo das águas do Douro, o Centro Histórico da cidade mantém o carácter vivo e pulsante de porto aberto ao mundo.
Assinalaremos a classificação ao longo de um ano, com início a 5 de dezembro de 2025, até que se completem as três décadas sobre o reconhecimento como Património Mundial. O programa comemorativo dos 30 anos da classificação pretende ser um convite à cidade – aos que nela habitam, aos que a pensam, aos que a visitam e que a sentem como sua, para viver, fruir, refletir, descobrir e celebrar este território singular.
Ao longo de doze meses, através de uma programação plural e transversal que convocará instituições, comunidades, artistas, académicos, cidadãos, abriremos espaço ao diálogo e à criação. Será oportunidade de celebrar, mas também de refletir sobre o caminho percorrido e como projetar um modelo de futuro: um Centro Histórico sempre mais exigente e cuidadoso na reabilitação e conservação dos bens patrimoniais, procurando incrementar a inclusão e a coesão, dinâmico pela sua capacidade de antecipar desafios e encontrar respostas ambiental e socialmente sustentáveis.
Rua de São Filipe de Nery
4050-546 Porto