Com
Bilheteira online ou espaços com bilheteira do Museu e Bibliotecas do Porto / 30 participantes
As paisagens, assim como a exploração de plantas pelos seus frutos, sementes e madeiras, evoluíram muito desde a Pré-história. Nesta formação iremos abordar estas mudanças, ao mesmo tempo que serão introduzidos os principais métodos para o seu estudo. Combinando exposição teórica com componente prática, incluindo a observação de materiais arqueobotânicos, iremos explorar o potencial dos estudos de pólenes, madeiras e frutos arqueológicos para a compreensão da relação entre humanos e plantas ao longo dos últimos 10 000 anos.
PROGRAMA
SEX 12 SET, 17H30
A EVOLUÇÃO DA PAISAGEM
Numa introdução ao curso, far-se-á uma exposição acerca dos principais vestígios botânicos passíveis de encontrar em sítios arqueológicos. Serão igualmente apresentados os princípios interpretativos da paleopalinologia, abordando-se a evolução da vegetação de Portugal continental nos últimos 10 000 anos, através da leitura de dados polínicos.
SEX 19 SET, 17H30
A AGRICULTURA E A DIETA HUMANA
Sessão teórico-prática, na qual serão observados frutos e sementes arqueológicas. Serão discutidos os principais momentos de introdução e expansão de cereais, leguminosas e frutos em Portugal continental, a sua relação com as dinâmicas sociais e
ambientais e a evolução da alimentação desde os últimos caçadores-recoletores até aos dias de hoje.
SEX 26 SET, 17H30
AS MADEIRAS, ENTRE A NATUREZA E A AÇÃO HUMANA
Sessão teórico-prática em que serão observadas madeiras arqueológicas, discutindo-se o seu potencial para fornecer informações acerca das paisagens do passado e do uso desta matéria-prima tão importante para as comunidades do passado e do presente.
João Pedro Tereso – Arqueólogo e Arqueobotânico – é investigador do CIBIO-BIOPOLIS e Professor Auxiliar Convidado da Universidade de Coimbra. Nos últimos 20 anos centrou a sua investigação na relação entre humanos e plantas, com especial enfoque na interação entre estratégias agrícolas, mudanças ambientais e dinâmicas socioculturais desde a Pré-história à Idade Média.
Parque da Pasteleira (Entrada Poente)
Rua de Gomes Eanes de Azurara, s/n
4150-362 Porto
GPS: 41.151579, -8.662588
Localização
200, 204, 207, 504
Estacionamento livre.