SÁB 20 SET, 14H30
ENTRE MASSARELOS E MIRAGAIA: OS BARCOS E AS NAVEGAÇÕES DO NOSSO IMAGINÁRIO

Com

Amândio Barros
Ponto de Encontro: ALAMEDA BASÍLIO TELES (JUNTO AO HELIPORTO)

Bilheteira online ou espaços com bilheteira do Museu do Porto / Limite de 25 participantes

ENTRE MASSARELOS E MIRAGAIA: OS BARCOS E AS NAVEGAÇÕES DO NOSSO IMAGINÁRIO
El Atlas del Rey Planeta in «La descripción de España y de las costas y puertos de sus reinos», de Pedro Texeira, 1634 Editorial Nerea, Felipe Pereda e Fernando Marías editores, 2002 Biblioteca Nacional de Viena, Codex Miniatus 46

Através de Massarelos e de Miragaia, pelo Douro, o Porto abriu-se ao grande oceano e teve papel fundamental na expansão.
Em Miragaia, em Massarelos e onde quer que o rio deixasse livre uma praia, ancoravam navios e erguiam-se estruturas que apoiavam o negócio de ativos armadores e marinheiros. Os navios que se fizeram nas margens partiam ou regressavam carregados de mercadoria e de esperanças de fortuna. E é por estas margens, que testemunharam a ligação íntima da cidade que se quis chamar porto, sem mais, que procuraremos descobrir o seu espírito e a sua história.

Este percurso conduz-nos pelas margens do Douro, entre Massarelos e Miragaia, dois bairros ribeirinhos do Porto com uma ligação de séculos ao mar e ao dinamismo das navegações portuguesas. Pelas ruas que outrora os mareantes calcorreavam até embarcar, descobrem-se velhos pontos ribeirinhos e memórias de ancoradouros, de um tempo em que o Porto era um ponto estratégico nas rotas comerciais e marítimas.


Nota: Atividade não coberta por seguro de acidentes pessoais.

Em caso de cancelamento, a informação será publicada no site do Museu do Porto, na véspera da data prevista de realização da atividade.

MUSEU DO PORTO
BIBLIOTECAS DO PORTO
RECEBER NOVIDADES
bibliotecasdoporto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile