SÁB 29 NOV, 17H
“NO CAMINHO DA POESIA – ENTRE SOPHIA E NAVA” — APRESENTAÇÃO DO LIVRO
«ERA UM DIA QUE DAVA PARA O MAR» — CONVERSAS NA CALÇADA DE SERRÚBIA

Com

Carlos Mendes de Sousa, Rosa Maria Martelo e moderação de Luís Miguel Queirós
BIBLIOTECA POÉTICA EUGÉNIO DE ANDRADE

ENTRADA

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço

“NO CAMINHO DA POESIA – ENTRE SOPHIA E NAVA” — APRESENTAÇÃO DO LIVRO
“No caminho da poesia – Entre Sophia e Nava”, de Carlos Mendes de Sousa

“No caminho da poesia – Entre Sophia e Nava”, de Carlos Mendes de Sousa

Apresentação do livro por Rosa Maria Martelo e conversa com o autor moderada pelo jornalista cultural Luís Miguel Queirós.

O ensaísta e crítico Carlos Mendes de Sousa, professor na Universidade do Minho, autor de livros sobre Eugénio de Andrade e Clarice Lispector, e coordenador de edições de referência de Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andresen ou Eduardo Lourenço, reúne neste volume, publicado pela Documenta, um conjunto de textos ensaísticos e depoimentos pessoais dedicados a quatro poetas – Sophia, Eugénio, Fiama Hasse Pais Brandão e Luís Miguel Nava –, e ainda ao ensaísta de “Tempo e Poesia”, Eduardo Lourenço. O livro será apresentado pela ensaísta e poeta Rosa Maria Martelo, que dialogará depois com o autor, numa conversa moderada pelo jornalista Luís Miguel Queirós.


«ERA UM DIA QUE DAVA PARA O MAR» — CONVERSAS NA CALÇADA DE SERRÚBIA
Na segunda metade dos anos 90, a casa do Passeio Alegre onde viveu Eugénio de Andrade, e que serviu de sede à extinta fundação a que deu nome, acolheu praticamente todos os nomes relevantes da poesia portuguesa do tempo. Os «Encontros com Poetas», então organizados pelo presidente da fundação, Arnaldo Saraiva, e que tinham o próprio Eugénio como anfitrião, fizeram do edifício, que é hoje a Biblioteca Poética Eugénio de Andrade, um ponto de encontro regular para autores e leitores de poesia. E é isto o que se pretende que a casa continue a ser nesta sua nova vida como Biblioteca, oferecendo um acervo bibliográfico focado na lírica portuguesa contemporânea, de que os leitores poderão desfrutar em duas luminosas salas de leitura com vista para o mar, mas também voltando a oferecer uma programação cultural regular.

Desenhado para estes últimos meses de 2025 pelo jornalista cultural Luís Miguel Queirós, sob o mote de um verso de Eugénio, este primeiro momento de programação decorre entre os meses de setembro e dezembro, com conversas, leituras e reflexões em torno da poesia portuguesa, a de ontem, a de hoje e a que está por vir.

ENDEREÇO

Rua do Passeio Alegre 584

4150-677 Porto

Localização

MUSEU DO PORTO
BIBLIOTECAS DO PORTO
RECEBER NOVIDADES
CANAL DE DENÚNCIAS
bibliotecasdoporto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile