30 MAI 2024 18:00–19:00
O NOVO REGIME DAS INCLINAÇÕES POLÍTICAS DA ARTE

Com

António Guerreiro
BIBLIOTECAS E MUSEUS DO PORTO
O NOVO REGIME DAS INCLINAÇÕES POLÍTICAS DA ARTE
©Nuno Ferreira Santos

A politização da arte, isto é, a arte elaborada e difundida de modo a deduzir-se dela uma intenção política clara, respondendo a reivindicações, problemas e preocupações da nossa época – de onde se ausentou o imaginário da revolução e as suas próprias condições de possibilidade – ganhou uma nova forma, batizada com um nome que é um neologismo: «Artivismo». A difícil relação entre arte, política e compromisso encontra aqui matéria abundante para pensar o que na arte é ainda capaz de reativar a abertura ao devir e ao potencial do tempo; e para repensar um conceito fundamental da estética do século XX: o conceito de autonomia.

 

António Guerreiro foi jornalista cultural e crítico literário no jornal Expresso, sendo atualmente cronista no jornal Público. É um dos fundadores e editor da revista cultural Electra, e docente convidado na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

 

 

Tradução simultânea PT/EN e EN/PT

BILHETES

Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.

ENDEREÇO

Jardins do Palácio de Cristal
Rua de Dom Manuel II
4050-239 Porto

AUTOCARRO

1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal

MUSEU DO PORTO
BIBIOTECAS DO PORTO
RECEBER NOVIDADES
bibliotecasdoporto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile