Com
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

O último concerto do ciclo «Pontes Ibéricas: Um Álbum Musical em 4 Concertos» que, desde setembro, tem evidenciado o órgão ibérico e a Península como pontos de confluência musical na Europa barroca e renascentista, é dedicado aos órgãos históricos da Sé do Porto. Aqui, conservam-se dois notáveis instrumentos musicais históricos, que constituem exemplares de elevado valor artístico e organológico, representativos de distintas épocas e correntes estéticas da tradição ibérica. As suas imponentes caixas, de caraterísticas formais semelhantes, integram de modo harmonioso o conjunto arquitetónico da capela-mor, refletindo uma conceção unitária do espaço sacro.
O Órgão do Lado do Evangelho, classificado como Tesouro Nacional, foi construído por Simão Fontanes e concluído em 1737. Caracteriza-se por uma sonoridade de caráter intimista e apropriada para o repertório polifónico renascentista e barroco inicial, com os seus registos partidos a permitirem a exploração das texturas contrapontísticas caraterísticas da tradição peninsular.
O Órgão do Lado da Epístola, da autoria de Joaquim António Peres Fontanes – neto do construtor do primeiro instrumento – foi concluído em 1836. Representa a evolução estilística para os períodos do Barroco final e do Classicismo, apresentando um caráter sonoro de maior dimensão e versatilidade, adequado para o repertório ibérico setecentista de maior exigência técnica e expressiva.
PROGRAMA
PARTE I — Órgão do Evangelho
GYÖRGY LIGETI (1923—2006)
Musica Ricercata n.º VIII
JUAN CABANILLES (1644—1712)
Tiento de falsas de 1.º tono n.º 5
ARVO PÄRT (1935—)
Da Pacem Domine (transcrição)
ANTÓNIO CARREIRA (c. 1525—1597)
Tento a 4 sobre o vilancico «Con qué la lavaré»
SEBASTIÁN AGUILERA DE HEREDIA (1561—1627)
Obra de 8.º tono: Ensalada
PARTE II — Órgão da Epístola
PHILIP GLASS (1937—)
Mad Rush (transcrição)
ANTÓNIO CORREA BRAGA (c. 1690—1754)
Batalha de 6.º tom
GYÖRGY LIGETI
Musica Ricercata: XI. Omaggio a Frescobaldi (transcrição)
WILLIAM SUSMAN
Organ Montuño (transcrição)
GUY BOVET
Fandango mio
Sé do Porto
Terreiro da Sé
4050-573 PORTO
Localização