DOM 8 FEV, 11H30
PORTO POR DENTRO E POR FORA #3
MÚSICA

Com

Art’Ventus Quintet | Conversa: Edward Aires D’Abreu e Helena Marinho
BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço / 186 participantes

PORTO POR DENTRO E POR FORA #3
© Art’Ventus Quintet

«Porto por Dentro e por Fora» centra-se em duas obras encomendadas a dois compositores contemporâneos que se relacionam com o Porto, Luís Carvalho, a partir de dentro, e Anne Victorino D'Almeida, a partir do exterior, sendo a cidade o estímulo da criação de pensamento crítico e de novo repertório musical. Os concertos são interpretados pelo Art’Ventus Quintet, composto por Paula Soares (flauta transversal), Tiago Coimbra (oboé), Horácio Ferreira (clarinete), Raquel Saraiva (fagote) e Nuno Vaz (trompa).

O ciclo combina a música com conversas, tendo em cada sessão, como convidados, duas personalidades opostas na direção de pertença relativamente à cidade do Porto, propiciando um diálogo entre alguém de dentro e alguém de fora. Nesta sessão estarão à conversa a pianista Helena Marinho e o musicólogo e compositor Edward Aires D’Abreu.

Art’Ventus Quintet, fundado em 2020, reúne cinco destacados músicos da nova geração de intérpretes, solistas em diferentes orquestras e docentes em várias instituições de ensino, que encontram neste quinteto de sopros uma forma de expressão camerística. O quinteto português tem desenvolvido diversos projetos de formação de públicos, bem como de integração social com foco na população mais vulnerável - idosos e portadores de doenças mentais. Promove a música portuguesa através da constante interpretação de obras de compositores portugueses e tem vindo a realizar várias encomendas de novas obras para quinteto de sopros a compositores nacionais. Desde a sua fundação, apresentaram-se no Festival Internacional de Música de Marvão, Ciclo de Música de Câmara de Braga, Sons no Património, Festival de Artes do Dão, no Festival BSP Júnior, Festival Internacional de Música de Marvão e no Festival Antena 2. O seu disco de estreia Swiss Treasures, vencedor da Medalha de Ouro dos prémios Music & Star Awards 2023, é dedicado a quatro obras de compositores suíços e foi considerado pela crítica como “um disco inaudito, inovador e rebelde” de um “agrupamento de referência internacional.”



Musicólogo, compositor e gestor, Edward Ayres de Abreu é diplomado pela Escola Superior de Música de Lisboa (Composição, licenciatura), Universidade NOVA (Ciências Musicais, mestrado e doutoramento) e AESE Business School (Executive MBA). Ao longo do seu percurso académico foi bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da Imprensa Nacional — Casa da Moeda e da AESE Business School. Como musicólogo, colaborou com a Gulbenkian Música, a Casa da Música e o Teatro Nacional de São Carlos. Foi distinguido com o 2.º Prémio do Concurso Otto Mayer-Serra (2017) da Universidade da Califórnia, Riverside, e com o Prémio Joaquim de Vasconcelos (2019) da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música e com o Prémio Alumni NOVA FSCH / Categoria Revelação — Artes (2024). Fundou e dirigiu (2009-2022) o MPMP Património Musical Vivo, plataforma distinguida com o Prémio de Música Sequeira Costa (2018). No âmbito do MPMP concebeu e coordenou diversos projectos editoriais e de programação musical. Entre 2021 e 2024 foi 2.º Vogal da Direcção da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música. Iniciou em Setembro de 2022 as funções de Director do Museu Nacional da Música.



Helena Marinho combina a sua investigação académica com uma carreira performativa como pianista, e esta atividade sustenta a sua investigação artística. Tem apresentado concertos a solo e de câmara nas principais salas e festivais em Portugal, bem como nos EUA, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Irlanda, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Grécia, Suécia, Noruega, Etiópia, Índia. As suas atividades performativas incluem projetos com piano moderno e pianoforte, tendo gravado (ou participado em) 13 CDs, interpretando repertório clássico e contemporâneo em ambos os instrumentos. Realizou também várias gravações para a rádio e televisão portuguesas e para a televisão francesa. Estreou várias obras contemporâneas, e colabora frequentemente com compositores portugueses e estrangeiros. Vinte e um dos projetos que concebeu e realizou, e que fundamentam a sua investigação artística, foram selecionados para financiamento pelo Ministério da Cultura português.

MUSEU DO PORTO
BIBLIOTECAS DO PORTO
RECEBER NOVIDADES
bibliotecasdoporto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile