O projeto de reabilitação patrimonial da Biblioteca Pública Municipal do Porto constitui uma oportunidade de expansão, qualificação e incorporação de novas valências nos serviços municipais de bibliotecas. A cidade do Porto virá reforçada nos próximos tempos a modernização e dinamização de novos serviços e uma maior proximidade às diferentes comunidades de leitura.
O início das obras de reabilitação previstas para o final de 2024 é antecipado por um pacote de medidas previsto no Plano de Medidas de Reforço e Modernização dos serviços das Bibliotecas Municipais e Mitigação dos Efeitos do Encerramento Temporário da Biblioteca Pública Municipal do Porto.
CALENDÁRIO
scroll para ver todos
Abertura de dois novos núcleos do projeto «Biblioteca Errante»: Biblioteca de Assuntos Portuenses e Biblioteca de Cinema do Cineclube do Porto na Casa do Infante
Retoma da circulação do Bibliocarro: início do projeto Biblioteca Errante
Lançamento do inquérito à comunidade de investigadores, tendo em vista a salvaguarda de recursos bibliográficos necessários aos seus projetos de investigação.
SABER MAIS
Reabertura da Biblioteca Popular de Pedro Ivo, enquadrada no projeto «Biblioteca Errante».
SABER MAIS
Apresentação do «Plano de medidas de reforço e modernização dos serviços das Bibliotecas Municipais e mitigação dos efeitos de encerramento temporário da Biblioteca Pública Municipal».
SABER MAIS
Final do período de inquérito à comunidade de investigadores.
SABER MAIS
Abertura de um novo núcleo do projeto «Biblioteca Errante»: a Biblioteca da Casa Marta Ortigão Sampaio.
SABER MAIS
Entrada em vigor do horário de funcionamento alargado da Biblioteca Municipal Almeida Garrett: das 9h às 21h, de segunda-feira a sábado.
SABER MAIS
Disponibilização da linha de apoio a investigadores, com equipa e atendimento dedicados.
Apresentação das conclusões do inquérito à comunidade de investigadores.
Abertura de um novo núcleo do projeto «Biblioteca Errante»: a Biblioteca de Arqueologia, no Reservatório.
Transferência progressiva de equipas e serviços
Abertura de um novo núcleo do projeto «Biblioteca Errante»: a Biblioteca Digital Eugénio de Andrade
SABER MAIS
Início do projeto fotográfico de Lucília Monteiro, fotojornalista da Visão e do Expresso, que fará um acompanhamento próximo e regular do processo de empacotamento da Biblioteca Pública Municipal.
Lançamento do microsite dedicado ao projeto de reabilitação e ampliação da Biblioteca Pública Municipal do Porto
Apresentação do projeto de reabilitação da Biblioteca Pública Municipal do Porto
Encerramento dos serviços ao público da Biblioteca Pública Municipal do Porto
Abertura de um novo núcleo do projeto «Biblioteca Errante»: a Biblioteca de Autores Portuenses na Escola Secundária Alexandre Herculano
Encerramento dos Fundos Gerais da BPMP e início da sua transferência, em regime de custódia
Encerramento da Casa Forte na BPMP
Preparação de trabalhos de acondicionamento e transferência para a nova Casa Forte na BMAG
Conheça o calendário e o cronograma das medidas. Uma das iniciativas deste Plano de Modernização e Reforço é um inquérito à comunidade de investigadores sobre os seus interesses bibliográficos, no âmbito dos seus trabalhos de investigação.
conhecer plano de medidas
PROJETO DOCUMENTAL E ARTÍSTICO DEDICADO À BPMP
A fotógrafa Lucília Monteiro está a registar a BPMP, o seu património monumental, bibliográfico e humano. Fotógrafa prestigiada na imprensa e artista na área da imagem com quase 40 anos de trabalho, conta inúmeros projetos publicados e expostos na cidade, em Portugal e no estrangeiro. Vive e trabalha no Porto há 35 anos, cidade cujo tecido patrimonial, cultural e artístico conhece profundamente. Concluiu o Curso Superior de Fotografia na Escola Superior Artística do Porto e iniciou seguidamente a sua carreira de fotojornalista. Tem mestrado em fotografia e cinema documental. Trabalhou e trabalha para conceituados jornais e revistas portugueses. É formadora da disciplina de Fotojornalismo no IPF Porto, desde 2017. Atualmente é também fotojornalista da Visão e do Expresso.
O projeto Biblioteca Errante está a implantar, desde abril de 2023, uma rede de pequenas bibliotecas temáticas, permanentes ou móveis, pulverizadas pela cidade do Porto e que se juntam à Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Tem como objetivo criar, numa proximidade à população do Porto, espaços diversos de acesso ao livro e à leitura, multiplicando estímulos e atividades culturais e educativas em torno da literatura. Infantojuvenil, cinema, arqueologia, humor e banda desenhada, poesia, História de Arte, assuntos portuenses e o vinho do Porto, são algumas das temáticas a apresentar nos 11 núcleos que irão compor a rede até o final de 2024.
Conhecer
Programação
Diretório de notícias que anuncia a programação e atividades, dentro e fora de portas, das Bibliotecas do Porto.
Ver todas as Notícias
Este website usa cookies para garantir o funcionamento adequado. Consulte a nossa política de privacidade.
Aceito