Com
Entrada 4 euros / 60 lugares
Bilheteira online ou espaços com bilheteira do Museu e Bibliotecas do Porto

O Museu e Bibliotecas do Porto acolhe a edição de 2025 do Ciclo Suggia, um programa de concertos de violoncelo, com direção artística de Vanessa Pires e Filipe Quaresma, que celebra a memória da ilustre violoncelista portuense Guilhermina Suggia. Pretende-se manter viva a memória de uma das mais imponentes figuras femininas portuguesas de todos os tempos e manter viva a relação da cidade com o seu legado. Em 1903, Suggia foi a primeira mulher solista a tocar na Gewandhaus, em Leipzig, Alemanha, fruto de uma carreira pioneira que abriu caminho para futuras gerações de violoncelistas mulheres.
A par de Pablo Casals, com quem manteve uma relação de proximidade, entre 1906 e 1913, foi considerada uma das maiores violoncelistas da época. Os quatro concertos deste ciclo serão realizados com o violoncelo Montagnana Suggia que outrora lhe pertenceu e se encontra no Museu do Porto, numa iniciativa fulcral na manutenção da memória de figuras absolutamente marcantes, autênticos alicerces de grande parte da atividade musical dos nossos dias.
PROGRAMA
Intérprete:
MATS LIDSTRÖM (violoncelo)
Autores e obras musicais:
GEORG PHILIPP TELEMANN (1681—1767)
Dolce
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Partita in Ré menor BWV 1013
Allemande
Courante
Sarabande
Bourrée Angloise
MATS LIDSTRÖM (1959—)
Heroine's call, to the memory of Anna Politkovskaya
SEBASTIAN LEE (1805-1887)
Etude in A minor Op. 57 No. 2
AUGUSTE FRANCHOMME (1808—1884)
Capriccio No. 9 em Si menor Op. 7
Capriccio No. 12 em Dó maior Op. 7
Etude em Dó menor Op. 35 No. 5
Mats Lidström (violoncelo)
Como solista internacional e músico de câmara, Mats Lidström conquistou excelente reputação pelas suas interpretações de grande profundidade e virtuosismo. Desde 1993 é membro da Royal Academy of Music, estando atualmente ligado à Universidade de Oxford através do cargo de violoncelista solista na Oxford Philharmonic & Soloists. Mats gravou como solista e músico de câmara para as editoras Hyperion, EMI, DECCA, BIS e Deutsche Grammophon. As suas composições — incluindo três concertos para violoncelo — estão disponíveis, juntamente com as suas transcrições, material pedagógico e peças de recital para jovens violoncelistas, através da sua editora CelloLid (distribuída mundialmente pela Stainer & Bell e nkoda.com). Mats liderou as secções de violoncelo da Royal Philharmonic Orchestra, da Royal Swedish Opera, da LSO, da Royal Liverpool PO, da RSNO, da BBCSO e da BBC Scottish SO, da Royal Concertgebouw, das Filarmónicas de Los Angeles e de Oslo, da Mahler Chamber Orchestra, bem como das principais orquestras da Suécia. É fundador do curso anual de violoncelo EXPANSION. Mats pertence a uma família com mais de cem anos de ligação às artes, que inclui desde solistas de ópera e instrumentistas a primas-bailarinas, maestros e artistas plásticos. O seu antepassado, Rickard Dybeck, foi o autor do hino nacional sueco.
Rua da Alfândega, 10
4050-029 Porto
500, 900, 901, 906, ZM, ZR, 1
Praça do Infante D. Henrique