DOM 7 DEZ, 16H
CICLO SUGGIA — CONCERTO #4
MÚSICA

Com

Bernardo Ferreira | Programação: Artway
CASA DO INFANTE

Entrada 4 euros / 60 lugares

Bilheteira online ou espaços com bilheteira do Museu e Bibliotecas do Porto

CICLO SUGGIA — CONCERTO #4
António Carneiro. [Guilhermina Suggia], 1923. Reprodução fotográfica de Teofilo Rego. Acervo do Arquivo Histórico Municipal do Porto

O Museu e Bibliotecas do Porto acolhe a edição de 2025 do Ciclo Suggia, um programa de concertos de violoncelo, com direção artística de Vanessa Pires e Filipe Quaresma, que celebra a memória da ilustre violoncelista portuense Guilhermina Suggia. Pretende-se manter viva a memória de uma das mais imponentes figuras femininas portuguesas de todos os tempos e manter viva a relação da cidade com o seu legado. Em 1903, Suggia foi a primeira mulher solista a tocar na Gewandhaus, em Leipzig, Alemanha, fruto de uma carreira pioneira que abriu caminho para futuras gerações de violoncelistas mulheres.
A par de Pablo Casals, com quem manteve uma relação de proximidade, entre 1906 e 1913, foi considerada uma das maiores violoncelistas da época. Os quatro concertos deste ciclo serão realizados com o violoncelo Montagnana Suggia que outrora lhe pertenceu e se encontra no Museu do Porto, numa iniciativa fulcral na manutenção da memória de figuras absolutamente marcantes, autênticos alicerces de grande parte da atividade musical dos nossos dias.



PROGRAMA

Intérprete:

BERNARDO FERREIRA (violoncelo)


Autores e obras musicais:

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685—1750)

Suite n.º 2 em Ré Menor BWV 1008

Prelude

Allemande

Courante

Sarabande

Menuet I e II

Gigue


JULIUS KLENGEL (1859—1933)

Caprice in Form einer Chaconne Op.43


EUGÈNE YSAŸE (1858—1931)

Sonata para Violoncelo Solo em Dó Menor Op.28

Grave. Lento e sempre sostenuto

Intermezzo. Poco allegretto e grazioso

In modo di recitativo. Adagio

Finale con brio. Allegro Tempo fermo

Bernardo Ferreira (violoncelo)

Oriundo da Covilhã, vencedor do Prémio Paulo Gaio Lima (2023) e do Prémio Helena Sá e Costa (2022), violoncelista do BEYRA Laboratório Artístico e membro fundador do Cecília Quartet, é atualmente aluno de Mestrado em Interpretação Artística na classe do professor Filipe Quaresma na ESMAE, integrando também este ano a prestigiada Gustav Mahler Jugendorchester. Iniciou os seus estudos de violoncelo no Conservatório Regional de Música da Covilhã na classe da professora Joana Almeida. Posteriormente estudou com Liliana Vianez e com Rogério Peixinho, com quem ingressou, em 2015, na EPABI, Covilhã, onde concluiu o 8.º grau de violoncelo com a classificação máxima. Realizou masterclasses e cursos de aperfeiçoamento em violoncelo moderno e violoncelo barroco com Ana Raquel Pinheiro, Bruno Borralhinho, Carlos Leal Cardín, Elisabeth Fürniss, Fernando Santiago, Filipe Quaresma, Frans Helmerson, Konstantin Heidrich, Levon Mouradian, Márcio Carneiro, Martti Rousi, Ophélie Gaillard, Olaf Reimers, Pieter Wispelwey, Ricardo Mota, Rogério Peixinho e Varoujan Bartikian. Trabalhou com diversos maestros, tais como Ajtony Csaba, Bruno Borralhinho, Cesário Costa, Gustavo Delgado, Jan Wierzba, Javier Viceiro-Felgueira, José Eduardo Gomes, Martim Sousa Tavares, Osvaldo Ferreira, Pablo Urbina, Peter Askim e Peter Rundel, este último com o renomado Remix Ensemble Casa da Música, tendo participado também na Remix Academy Special Edition. Já se apresentou em algumas das maiores salas portuguesas e europeias tais como a Casa da Música (Porto), Teatro São Luiz (Lisboa), Elbphilarmonie (Hamburgo), Kulturpalast (Dresden), Concertgebouw (Amsterdão) e na Berliner Philharmoniker (Berlim). Participou por duas ocasiões no Concurso Internacional do Fundão – 2017 e 2018 – nas quais obteve o 2.º Prémio (2018) e o Prémio de Melhor Candidato da Beira Interior (2017). Em 2021, apresentou-se pela primeira vez a solo com a Orquestra Nacional de Jovens, sob a direção de Jan Wierzba. Como vencedor do Prémio Helena Sá e Costa de 2021/2022 tocou a solo com a Orquestra Sinfónica da ESMAE, em maio de 2023, o concerto para Violoncelo e Orquestra de Antonín Dvorák. Enquanto vencedor do Prémio Paulo Gaio Lima apresentou-se a solo com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, em março 2025, com o «Concerto para Violoncelo e Orquestra No.1» de Dmitri Shostakovich.

ENDEREÇO

Rua da Alfândega, 10
4050-029 Porto

AUTOCARRO

500, 900, 901, 906, ZM, ZR, 1

ESTACIONAMENTO

Praça do Infante D. Henrique

MUSEU DO PORTO
BIBLIOTECAS DO PORTO
RECEBER NOVIDADES
CANAL DE DENÚNCIAS
bibliotecasdoporto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile