SEX 16, 23, 30 JAN, 6 E 13 FEV, 17H30
CURSO DE INVERNO — CERÂMICAS NA ARQUEOLOGIA #1: OLHARES CRUZADOS
CURSO DE INVERNO

Com

Rui Morais, Ricardo Teixeira e Paulo Dordio
RESERVATÓRIO

Entrada 2 euros / 40 participantes

Bilheteira online ou espaços com bilheteira do Museu e Bibliotecas do Porto

CURSO DE INVERNO — CERÂMICAS NA ARQUEOLOGIA #1: OLHARES CRUZADOS
Conjunto cerâmico arqueológico do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra, meados do século XVII. Fotografia de Javier Larrazabal

Este ciclo de cinco sessões reúne especialistas de referência para explorar a cerâmica como testemunho privilegiado da História e da vida quotidiana. Do comércio romano às produções medievais, da primeira modernidade às indústrias portuenses e gaienses e às coleções dos séculos XIX-XX, o curso oferece múltiplos olhares sobre contextos, técnicas e circulação de peças. Uma oportunidade para se compreender a relevância das cerâmicas na arqueologia, no património e na cultura material, em proximidade com investigações atuais e objetos do nosso passado.



PROGRAMA

SEX 16 JAN, 17H30

COMÉRCIO E AUTARCIA DE CERÂMICAS NOS ALVORES DO IMPÉRIO ROMANO NO NW PENINSULAR

Com Rui Morais

A existência de amplos mercados no império romano, não pode ser dissociada das particularidades regionais e hábitos culturais das regiões periféricas, como o NW Peninsular. Neste breve curso, irão ser dadas a conhecer as produções cerâmicas importadas e de fabrico regional e local.


SEX 23 JAN, 17H30

CERÂMICA MEDIEVAL NO NORTE DE PORTUGAL

Com Ricardo Teixeira

Apresenta-se uma introdução ao conhecimento da Cerâmica Medieval no Norte de Portugal realizada numa perspetiva arqueológica em que se procura abordar não só os aspetos técnicos, morfológicos e funcionais das peças mas também os respetivos contextos de produção, distribuição e consumo, nos âmbitos local, regional e de “importação”.


SEX 30 JAN, 17H30

A CERÂMICA NA PRIMEIRA MODERNIDADE (SÉCULOS XVI A XVIII)

Com Paulo Dordio

Entre os séculos XVI e XVIII, o aumento do consumo transformou mercados e produção, delineando os contornos de uma sociedade de consumo. A cerâmica, em particular faianças e porcelanas, ganhou circulação global como bem de prestígio, levando as oficinas a inovar e a adaptar-se a novos contextos culturais e exigências da procura.

ENDEREÇO 

Parque da Pasteleira (Entrada Poente)
Rua de Gomes Eanes de Azurara, s/n
4150-362 Porto
GPS: 41.151579, -8.662588
Localização

AUTOCARRO 

200, 204, 207, 504

ESTACIONAMENTO 

Estacionamento livre.

JARDINS 

PARQUE URBANO DA PASTELEIRA

MUSEU DO PORTO
BIBLIOTECAS DO PORTO
RECEBER NOVIDADES
CANAL DE DENÚNCIAS
bibliotecasdoporto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile