SEX 12, 19, 26 SET, 17H30
CURSO DE VERÃO —AS PLANTAS E AS PESSOAS: UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS PAISAGENS, AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO DO PASSADO

Com

João Tereso
RESERVATÓRIO
BILHETES

Bilheteira online ou espaços com bilheteira do Museu e Bibliotecas do Porto / 30 participantes

CURSO DE VERÃO —AS PLANTAS E AS PESSOAS: UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS PAISAGENS, AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO DO PASSADO
Composição de paisagem com grão e pente de madeira Fotografia de Filipe Vaz

As paisagens, assim como a exploração de plantas pelos seus frutos, sementes e madeiras, evoluíram muito desde a Pré-história. Nesta formação iremos abordar estas mudanças, ao mesmo tempo que serão introduzidos os principais métodos para o seu estudo. Combinando exposição teórica com componente prática, incluindo a observação de materiais arqueobotânicos, iremos explorar o potencial dos estudos de pólenes, madeiras e frutos arqueológicos para a compreensão da relação entre humanos e plantas ao longo dos últimos 10 000 anos.

PROGRAMA

SEX 12 SET, 17H30

A EVOLUÇÃO DA PAISAGEM

Numa introdução ao curso, far-se-á uma exposição acerca dos principais vestígios botânicos passíveis de encontrar em sítios arqueológicos. Serão igualmente apresentados os princípios interpretativos da paleopalinologia, abordando-se a evolução da vegetação de Portugal continental nos últimos 10 000 anos, através da leitura de dados polínicos.

SEX 19 SET, 17H30

A AGRICULTURA E A DIETA HUMANA

Sessão teórico-prática, na qual serão observados frutos e sementes arqueológicas. Serão discutidos os principais momentos de introdução e expansão de cereais, leguminosas e frutos em Portugal continental, a sua relação com as dinâmicas sociais e

ambientais e a evolução da alimentação desde os últimos caçadores-recoletores até aos dias de hoje.

SEX 26 SET, 17H30

AS MADEIRAS, ENTRE A NATUREZA E A AÇÃO HUMANA

Sessão teórico-prática em que serão observadas madeiras arqueológicas, discutindo-se o seu potencial para fornecer informações acerca das paisagens do passado e do uso desta matéria-prima tão importante para as comunidades do passado e do presente.


João Pedro Tereso – Arqueólogo e Arqueobotânico é investigador do CIBIO-BIOPOLIS e Professor Auxiliar Convidado da Universidade de Coimbra. Nos últimos 20 anos centrou a sua investigação na relação entre humanos e plantas, com especial enfoque na interação entre estratégias agrícolas, mudanças ambientais e dinâmicas socioculturais desde a Pré-história à Idade Média.

ENDEREÇO 

Parque da Pasteleira (Entrada Poente)
Rua de Gomes Eanes de Azurara, s/n
4150-362 Porto
GPS: 41.151579, -8.662588
Localização

AUTOCARRO 

200, 204, 207, 504

ESTACIONAMENTO 

Estacionamento livre.

JARDINS 

PARQUE URBANO DA PASTELEIRA

MUSEU DO PORTO
BIBLIOTECAS DO PORTO
RECEBER NOVIDADES
bibliotecasdoporto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile